11 de set de 2009

Atividade da pós-graduação

Proposta:

Elabore um texto sobre o papel do Gestor no processo de implantação do uso das tecnologias na educação com vistas a criação de espaços significativos de aprendizagem. Publique o texto no seu blog e deixe aqui um comentário sobre o trabalho desenvolvido pelos colegas.

O Papel do Gestor x Implantação e Uso de Tecnologias

A inclusão digital é, dentre outras coisas, alfabetização digital. Dizer que inclusão digital é somente oferecer computadores seria semelhante a afirmar que as salas de aula, cadeiras e quadro negro garantem o aprendizado dos alunos.
Sem a inteligência profissional dos professores e sem a sabedoria de uma Instituição Escolar que estabeleça diretrizes de conhecimento e de trabalho nestes espaços, as salas são inúteis. Portanto, a oferta de computadores conectados em rede é o primeiro passo, mas não é o suficiente para se realizar a inclusão digital.
Um parceiro importante à inclusão digital é a educação. A inclusão digital deve ser parte do processo de ensino de forma a promover a educação continuada. A educação é um processo e a inclusão digital é elemento essencial deste processo. (1)
Neste sentido, o trabalho do gestor é um diferencial para que a implantação e uso de tecnologias seja um fator a mais de melhoria da qualidade de ensino oferecido por sua unidade escolar.
Sabemos que quanto mais próximo do interesse dos alunos, mais significativo se tornam os conteúdos trabalhados. É grande, também, o fascínio que o computador e a internet geram nos jovens/crianças tornando-se importante fonte a ser explorada unindo interatividade, conhecimento e tecnologia em prol do processo ensino-aprendizagem.
Em minha opinião, o gestor educacional a fim de aliar tecnologia e saber, deverá:
  • Criar laboratórios de informática, equipando-os de forma que possa atender aos alunos em seus trabalhos de pesquisa e estudos;
  • Proporcionar o uso eficaz deste ambiente de forma a contribuir com o saber;
  • Buscar parcerias com escolas de informática a fim de oferecer cursos de capacitação aos professores;
  • Propiciar que os alunos criem blogs, preparem apresentações para reuniões de pais e mestres, utilizem os laboratórios de informática da mesma forma que utilizam as bibliotecas para pesquisa e elaboração de seus trabalhos escolares, contando sempre com a orientação dos professores das diversas áreas;
  • Realizar reuniões com os professores a fim de conscientizá-los da importância do uso de tecnologias digitais como instrumentos didático-pedagógico.

Estas são apenas algumas medidas que, sendo adotadas, podem contribuir para que a inclusão digital passe a ser uma realidade nas escolas e na vida dos alunos. É papel de todo educador, especialmente do Gestor Educacional, lutar contra as mais variadas formas de preconceito e discriminação sociais. Deparamo-nos com preconceitos raciais, socio-culturais, linguísticos, e, agora com o "preconceito digital". Favorecer a implementação e o uso de tecnologias digitais na educação é garantir, socialmente, cidadãos capazes de interagir com um mundo cada vez mais globalizado.

Um comentário:

O Profeta disse...

Hoje ofereci as cores da minha paleta
A uma amiga na sua dor
Ouvi seu choro ao meu ouvido
No fatalismo do desamor

Hoje o sono acordou-me
A nostalgia agitou suas asas cinzentas
Esqueci no acordar o ultimo abraço
E contei as nuvens que eram tantas


Doce beijo